Preparando a viagem para a Turquia

Essa é uma das etapas mais satisfatórias da viagem! Muitos viajantes, viajam só para sentir essa satisfação na fase de preparação. Escolher hotéis, comprar passagens, procurar as dicas, escolher o destino e buscar conhecer a cultura e curiosidades do destino final , causa bastante entusiasmo nas pessoas, para que no fim seja tudo perfeito e acabe sendo uma experiência que é lembrada para o resto da vida.

Então aproveite bem essa fase, e faça uma boa seleção de pacotes e destinos.

Preparar uma viagem para a Turquia ainda dá uma excitação maior por ser um país exótico com alguns aspectos culturais completamente diferente dos países da América Latina, então acaba sendo uma grande responsabilidade.


Então aqui, listamos alguns itens que podem te ajudar:

  • Passaporte :

Tem que ter um passaporte válido com prazo mínimo de 6 meses. A Turquia fica bem próxima de muitos países da Europa, então, você pode fazer uma conexão em Istambul para algum outro destino da Europa.

  •  Visto:

Não é necessário visto na entrada para Turquia para brasileiros que viajam por até 90 dias. Ao chegar na Turquia, a imigração carimba o passaporte , e esse carimbo é valido por 90 dias, então fique tranquilo que a Turquia tem essa vantagem para os turistas brasileiros. Se você tem passaporte Italiano ou Alemão, não mostre. Senão vai pagar o custo de visto. Mas se entrar com o passaporte brasileiro, não pagará nada mesmo. 🙂 FICA a DICA!!! 

carimbos

 

  • Calcule o seu tempo :

Muitas vezes quando fazemos uma viagem, calculamos muitos dias para a mesma cidade, isso pode não ser uma boa ideia caso você queira conhecer coisas diferentes. Acontece que depois que você conhecer tudo na cidade, no fim , você não tenha mais nada para visitar, e acabe ficando no hotel ou fazendo roteiros repetidos (as vezes isso acaba sendo muito bom , dependendo dos pontos).

Istambul é uma das cidades maiores do mundo, então recomendamos pelo menos 4 noites e 3 dias ou alguns dias amais caso queira conhecer a cidade de uma forma mais tranquila. Istambul é uma cidade cheia de opções e a própria cidade acaba sendo uma diversão. Podemos fazer um roteiro especial para você!

Capadócia é bem conhecida por suas formações e pontos turísticos, para cá recomendamos 2 noites e 1 dia ou alguns dias amais caso queira conhecer a cidade de uma forma mais tranquila. A madrugada na Capadócia é o momento mais enriquecedor, então acorde cedo para aproveitar tudo. Podemos fazer um roteiro especial para você!

Éfeso é um roteiro para pessoas que amam histórias ou quem quer um roteiro religioso, para cá um dia é suficiente. No mesmo dia, você pode visitar o sítio arqueológico e ainda pode visitar a Casa de Virgem Maria, Mãe de Jesus Cristo. 

Pamukkale é onde fica as piscinas naturais de agua termal.  Para este destino um dia de passeio é suficiente demais.


Como chegar em Éfeso ou na Capadócia vindo de Istambul? clique aqui!


 

  • Sobre Cultura:

A Turquia tem uma cultura muito rica e milenar, vale à pena fazer uma pesquisa sobre religião, mesquitas, a vida dos turcos e cotidiana na Turquia. Há muitos livros de literatura turca traduzida para o português, então uma outra dica para te deixar mais perto da Turquia. 

O escritor turco, Orhan Pamuk tem vários livros vendidos no Brasil. “Neve”, ” O meu nome é vermelho”, ” Museu de inocência” são os mais conhecidos. Mas além desse escritor, nas editoras brasileiros há vários escritores e editores turcos.

A BBC Brasil traz notícias e apresenta os documentos e reportagens sobre a Turquia . A bandeirantes também fez uma reportagem no Mundo Segundo os Brasileiros , falando sobre a turquia, e o próprio globo tem um bom currículo apenas falando desse país.

Recomendo também assistirem o programa do Fantástico : Mistérios da Turquia. O reporter Edney Silvestre, fez um trabalho magnífico e preparou um documentário completo sobre a Turquia.

  •  Sobre Lingua :

turkçeNa Turquia o idioma nativo é o Turco. Inglês é bem conhecido e é falado por uma boa parte da população, o Francês é bem raro.  Nos lugares turísticos as pessoas falam inglês mas fora isso, é um tanto quanto raro encontrar pessoas que falam inglês.

Há uma conta de instagram que tem posts diários de idiomas na língua turca, portuguesa e inglesa. Deixamos essa dica para vocês @engportur .

 

  • Moeda:

A moeda da turquia é a Lira Turca, porem você pode levar EURO ou dólar. A moeda Real não é conhecida e ninguém aceita. Se quiser, você pode trazer cartão de credito, todo mundo usa. Casas de Cambio não faltam pela cidade de Istambul. Se você vai viajar para outras cidades da Turquia, é bom ter na bolsa as Liras, então se passar por Istambul, troque tudo que precisar para não passar dificuldades nessas outras cidades.

Se você tem ouro sucata pode trazer que na Turquia terá oportunidade de vende-lo com preço bom.

  • Sobre História :

História da Turquia é bem antiga. Vale à pena fazer algumas leituras antes de viajar.

Se você gosta de assistir os documentários sobre este assunto pode procurar um documentário recente, que mostra toda a história de países dessa região : ” Rio que corre do oriente para ocidente “.

Não sei se existe a legenda em português , mas em inglês com certeza vai encontrar.

temperos da vidaMonsieur_Ibrahim_poster

  • Filmes :

Pode encontrar muitos filmes que falam sobre a Turquia. Entre eles, “Temperos da vida” é um que posso recomendar.  Filme mostra a vida de um grego que cresceu em Istambul.

Um outro filme legal que posso recomendar é TOPKAPI. Este filme foi produzido em 1964. Mas ainda hoje , pode assistir que vai gostar. Mostra muitas cenas interessantes da Turquia.

Monsieur Ibrahim é um filme Francês, um filme de Omar Sharif. Mostra a vida de um senhor que imigrou para França e construiu a sua vida lá, mas sempre sonhou em voltar para a sua terra natal, KONYA.

Sobre Profeta Maomé, pode assistir o filme do Diretor famoso,  MUSTAFA AKKAD, a Mensagem. Neste filme também atua Anthony Quinn. Este filme mostra quase toda vida de Maomé. É um filme de propaganda da Religião islâmica, só que é tão bem feito que vale à pena assistir como uma cinema mesmo. Este filme no IMDB ganhou 8,6 pontos.

Sobre Mustafa Kemal Atatürk  há vários filmes, entre eles o que eu gostei mais é MUSTAFA, que é um filme de um jornalista turco, Can Dündar. Conta história do fundador da República turca com uma cronologia e mostra a vida.

Sobre queda de Constantinopla foi produzido um filme recente chamado de FETIH – 1453. Mas além de não gostar pessoalmente pelo lado histórico, também não gostei da técnica e qualidade do filme. Mas pode procurar também serve como dica.

Para quem vai visitar os sítios arqueológicos é  bom saberem pouco da história do império Romano. Para facilitar esta parte de história, posso recomendar  o série americano de ” Rome “. Vale à pena assistir!

  • Evite blogs desconhecidos sem referencias:

Hoje em dia, tem tudo no internet. Mas tem muita informação incorreta, sem algum embasamento, isso pode ser perigoso. Procure referencias antes de seguir algumas dicas, veja toda a estrutura e comentários sobre o site.

Nós encontramos muitas informações incorretas nos sites brasileiros. Infelizmente muita gente acaba colocando no google “turquia” e aparece logo este tipo de sites onde você vai ficar “cheia de dúvidas”.

  •  Clima da Turquia

A Turquia é um país que você vive as 4 estações. Em Istambul e na Capadócia os invernos são rigorosos, e no calor e bastante calor também. Clique aqui para saber um pouco mais sobre o clima da Capadócia 

Por sinal, é bom informar que a Turquia fica no hemisfério norte, e por isso, quando no Brasil é inverno , na turquia é verão e vice-versa.

  • Gastronomia :

Prepare-se mentalmente para experimentar novos sabores. Emagreça antes de viajar para Turquia, porque você vai engordar aqui 🙂

se algo

Passeios com sabores locais

Como contratar os nossos serviços?