Perguntas frequentes sobre a Turquia

Antes de viajar para a Turquia, as pessoas têm mil perguntas. Em geral, são perguntas muito interessantes. Aqui dei respostas para algumas das perguntas mais frequentes que recebo. Confira!

Posso usar cartão de crédito na Turquia?

Os cartões Visa e Mastercard são aceitos em praticamente todos os locais. O American Express não é aceito em muitos estabelecimentos.

Qual a melhor moeda para levar?

A moeda do país é a lira turca e você vai precisar ter sempre algumas à mão para pequenos pagamentos, como taxi, café, água, etc.  Euros e dólares são aceitos em muitos estabelecimentos e durante a semana é utilizado o câmbio oficial, verificado na hora pela internet. É muito fácil e seguro trocar nas casas de câmbio, bancos e escritórios do correio. Também é fácil e seguro retirar nos caixas eletrôynicos espalhados por todo o país. Em muitos deles você pode retirar euros, dólares ou liras. No final de semana os bancos e correios fecham.

  É bom alugar um carro para passear pela cidade?

A parte histórica de Istambul é a parte que mais chama a atenção do mundo turístico, e não é adequada para passear de carro alugado ou até carro próprio. Então é bom contratar algum motorista que tenha a sua van ou carro para te levar para os pontos turisticos. Na parte histórica, com certeza, os pontos são muito próximos uns dos outros e com certeza é muito bom para caminhar e bater pernas. 

Mas claro que é bom ter essa  facilidade de locomoção para se locomover para os outros bairros da cidade. Pensando na insegurança dos taxistas, ainda é muito bom para um pequeno grupo que tenha a facilidade de um serviço de transporte contratado. Os transportes públicos também ainda mais econômicos só que de repente pode causar um transtorno para quem não é acostumado à pegar um ônibus ou Metrô.

Caso queira contratar algum serviço de transporte e traslado estamos à disposição!

É necessário fazer reserva antecipadamente para restaurantes?

Sim, isso é fundamental para a sua tranquilidade. Istambul é uma cidade que exige muita atenção e preparação. Se quiser aproveitar bem a cidade, não deixe nada para a última hora.

Inglês serve na Turquia?

Nos lugares turisticos não vai ter nenhuma dificuldade em achar algum falante de Inglês. Porquê em hotéis e em restaurantes, as pessoas pelo menos entendem o inglês. Muitos brasileiros têm sotaque e acaba sendo difícil de entender para um turco.

Então o que nós recomendamos é que caso não te entendam em inglês, tente se comunicar com uma linguagem internacional, os gestos. Com certeza, isto vai resolver a questão. 

As mulheres precisam se cobrir?

A Turquia é um país laico e moderno, algumas mulheres turcas se cobrem, mas é por opção, e as turistas só precisam cobrir a cabeça, joelhos e ombros ao entrar nas mesquitas.

Como devo calcular as gorjetas nos restaurantes?

As gorjetas variam de 5 a 20%, dependendo da sua satisfação. Em geral, nas contas dos restaurantes não está incluído o serviço, mas em alguns restaurantes colocam no final da conta esta parte do serviço. Para diferenciar, é melhor que você pergunte para o garçom sobre a questão.  Ao sair de um hotel, você pode deixar uma quantia razoável para ser dividida pelos funcionários.

Como é o tempo em Istambul e na Capadócia?

O tempo em Istambul é agradável durante o ano inteiro. Poucas vezes faz um frio intenso, em geral, mesmo chovendo e fazendo um frio mais leve, dá para passear e realizar bons passeios. Confira a previsão de tempo através de um site local > http://havadurumu.hurriyet.com.tr/

Os dias são claros e ensolarados na maior parte do tempo na Capadócia. Todas as estações são muito definidas e têm o seu encanto. Na primavera a temperatura é mais amena, as chuvas costumam cair somente no final da tarde e a natureza literalmente explode em flores e frutas. O calor do verão proporciona dias muito longos e convida a um prolongado banho de piscina no hotel ou nas piscinas dos campings após os tours. É importante usar protetor solar, óculos escuros, roupas leves, sapatos confortáveis e beber bastante água. As cores e a temperatura do outono são um convite a fotos espetaculares. E o inverno rigoroso, com a paisagem nevada, lembra um conto de fadas.

Como ir de Istambul à Capadócia?

De Istanbul à Capadócia há vários voos. Existem dois aeroportos na região, Kayseri e Nevşehir. Para Nevşehir (que é mais perto de Göreme) há dois voos por dia, de manhã e à tarde, e os horários mudam na baixa estação. Para Kayseri existem mais opções. Tanto de um aeroporto como de outro, é preciso pedir um transfer para o seu hotel. Os voos não são caros e, comprando com antecedência, são realmente baratos. Uma hora e quinze de voo.

É possível comprar todas as passagens internas de avião pelo site da Turkish Airlines

http://www.turkishairlines.com/

Outra opção são as viagens de ônibus. As estradas são ótimas, as viagens noturnas muito tranquilas, cerca de 11 horas de Istambul à Capadócia, com duas paradas no caminho.

Uma companhia de ônibus que atende o país inteiro é a KOÇ : http://www.kamilkoc.com.tr/

e a Nevşehir fazem algumas regiões, entre elas a Capadócia

Mulheres sozinhas são sempre colocadas ao lado de outra mulher.

 Os balões da Capadócia decolam no inverno?

As únicas coisas que impedem a decolagem dos balões são o vento e a falta de visibilidade. Por isso recomendamos sempre que fiquem mais de uma manhã e reservem o voo para o primeiro dia.

 Posso beber água da torneira?

A água de torneira é tratada com cloro na Turquia, por isso às vezes você vai estranhar o gosto. É muito fácil – e barato – encontrar água engarrafada. Como o clima da Capadócia é muito seco, recomendamos que você beba muito líquido durante os passeios.

Que cuidados especiais precisam ser tomados?

A Turquia é um dos países mais seguros do mundo, portanto, relaxe e curta as suas férias. Não se assuste com os detectores de metais na entrada dos aeroportos e shopping centers. A posição do país é nevrálgica e todos os cuidados são tomados para evitar problemas.

Você pode tirar dinheiro nos caixas automáticos, andar com joias e equipamentos caros, sem medo. Claro que é preciso um pouco mais de cuidado com furtos numa cidade grande como Istambul, mas de uma forma geral eles são raríssimos.

 Vou sentir muito frio no passeio de balão?

No final do outono, inverno e início da primavera, você vai sentir frio enquanto assiste os balões serem preparados e inflados. Quando o voo começa e à medida que o piloto utiliza os queimadores, a sensação de frio diminui bastante.

 

Transfer na chegada é necesário?  

Istambul ou Capadócia são lugares que recebem muitos turistas o ano inteiro. Por isso tem opções de taxis em cada destino, em Istambul há mais de 20 mil taxis. Só que o aeroporto de Istambul recebe mais de 15 milhões de pessoas, e as vezes , pegar um taxi é uma tarefa complicada.

Um taxi vai custar por volta de 50 liras até o centro histórico da cidade, e não é um serviço privado.

Transfer é um serviço particular e vai ter alguem que vai esperar você no aeroporto e vai te levar para o seu hotel e te ajudar com o check-in.

Se você gosta de encarar novos desafios, pegue o taxi na saída do aeroporto. Mas saiba que poucos deles falam inglês e nem são tão simpáticos.

Por isso, talvez na ida não precisará de transfer até o aeroporto mas recomendamos contratar o serviço de transfer na chegada.

 Envie e-mail para turquiapasseios@gmail.com e nós te ajudamos à organizar a sua viagem para a Turquia. 

 

Please follow and like us:

2 Replies to “Perguntas frequentes sobre a Turquia”

  1. Estamos planejando ir ate Istambul em outubro deste ano. Gostaria de saber o seguinte: a lingua – da para se fazer entender portugues ou espanho no hotel, nas ruas e comercio em geral?qual a seguranca p o turista em Istambul e quantos dias minimos p conhecer pontos maia atrativo.
    obrigado
    Walmir

    1. Istambul é uma cidade segura para os turistas mas isto não significa que fique à toa literalemnte. Tem que tomar cuidado com atenção.

      Ingles que é a lingua mais falada em istambul. Mas nos bazares todos os vendedores hoje em dia pegaram as linguas do mundo inteiro, espanhol português são as linguas comuns para eles. Por isto, não vai sofrer com a lingua.

      Para istambul, pelo menos dois dias inteiro tem que separar. Mas nós recomendamos 5 dias de passeios principais pela cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *